sábado, 12 de janeiro de 2013

Estágio em Engenharia: Quando começar?


Desde o inicio, os estudantes de engenharia já começam a pensar no estágio. O anseio de sentir desde cedo, como é trabalhar no ramo e principalmente sentir o gostinho do dinheiro.

No Brasil, há mais oportunidade de estágio nas áreas de informática, administração e engenharia.

O estágio de engenharia é o mais bem pago do mercado. Pode se explicar isto pela famosa lei da oferta e procura: há poucos engenheiros no mercado, aumentando-se as ofertas por um. A faixa salarial de um estágio na nossa área está em torno de R$1500,00. Aposto que agora consegui chamar a atenção de todo mundo :)

Mas nem tudo é perfeito. Estágio não é emprego, logo não tem os mesmo direitos que este tem (13º salário, férias, aviso prévio, fundo de garantia, dentre outros benefícios). O custo de um estagiário para uma empresa é muito menor que o de um empregado formal. Estes fatores dão margem para a exploração do estagiário pela empresa: ele trabalha muito com situações que não tem relação nenhuma com a engenharia em si, não aprende nada que poderia ser importante para sua formação profissional e acaba saindo com uma mão na frente e outra atrás, porque normalmente estas empresas não efetivam o estagiário, elas colocam outro no lugar. Portanto, vale ficar de olho aberto.

Claro que nem toda empresa trata o estagiário desta maneira. Muitas empresas, principalmente na área de engenharia, oferece no mínimo vale transporte e alimentação. Algumas chegam até a oferecer assistência médica e férias remuneradas.

Uma dica importante que o renomado consultor Max Gehringer dá sobre a conduta que o estagiário deve tomar é: O estagiário ter a atitude de aprender e conquistar a confiança de seus superiores, com humildade e com a habilidade de se "encaixar" no estilo da empresa.

Exatamente por causa disto, muitas empresas gostam de contratar estudantes mais jovens e que não tenham experiência em outras empresas para estagiar  para que eles possam ser moldados pela empresa e assim serem efetivados.

Por isso caro leitor, não deixe para os últimos anos de curso (muita gente se acomoda utilizando-se das velhas desculpas: não tenho tempo, irá atrapalhar meus estudos, não preciso disto agora, é muito cedo para mim, dentre outras). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário