sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Calculo Diferencial e Integral na Engenharia

Calma leitor. Eu sei que este é um assunto sensível. Compreendo que muitos suam frio e até choram, apenas por ler o título do post.

Normalmente,  são 4 semestres de inferno, digo, Cálculo Diferencial e Integral, na grade curricular do curso de engenharia. Porém há algumas engenharias e alguns cursos que adotam apenas 2 ou 3 semestres da matéria. Independentemente disto, todo engenheiro já teve uma cadeira em Calculo. É um caminho que se tem que passar, e muitos ficam...a famosa DP.





O comentário que mais se escuta antes de entrar no curso ou nos primeiros dias de curso é:

Calculo é díficil, você vai se ferrar!
Todo mundo da minha sala ficou de DP, é impossível!
O professor é um belo de um filho da...
É a matéria mais difícil do curso
Fechei Calculo com nota 2! Foi a maior nota da minha sala :)

...

Mas não que é exatamente assim. Acredito que criaram uma imagem de matador para o Calculo Diferencial e Integral, e esta imagem não é verdadeira, apesar que, isto ajuda muita gente, como me ajudou, a focar bastante na matéria e não pegar DP nos três primeiros semestres (estou indo para o quarto, o último semestre de calculo).

O Calculo Diferencial e Integral é muito baseado na Matemática do Ensino Médio: Fatoração, Polinômios, Funções e Trigonometria, basicamente. É em cima disto tudo que essa desgraça de matéria esta.

Em limites, por exemplo, você irá utilizar os quatro tópicos supracitados.

É por isso que muita gente manda mal e acaba pegando DP ou tendo bastante dificuldade na matéria. Muita gente não leva a sério o ensino médio. Quem mandou dormir na aula da Tia Creusa?! E os que levaram a sério, provavelmente tiveram uma crise crônica de Alzheimer nas férias.


E então pegamos os coeficientes da equação e colocamos no algoritmo de Briot-Ruffini...


Nossa Vinicius, você se acha o bonzão, né? Você é o cara, então? Desculpa ae, seu otário!

Não leitor, eu também tive dificuldade em Cálculo I. Eu também dormi muito na aula da Tia Creuza. Eu também bati a cabeça nas férias e esqueci de tudo que eu aprendi durante meus 11 anos de escola.

Por isso já recomendo aos calouros: aproveita as férias, para pelo menos tentar revisar fatoração, polinômios, funções e trigonometria. Você estará muito na frente, e vai ter muito mais facilidade em pegar as coisas.

E outra, depois que você passar, e passar bem (depois que você já se tornou craque em limites e principalmente em derivadas e integral) em Calculo I, aí sim as coisas vão ficar bem mais fáceis no II, III, IV...Claro que o empenho tem que continuar, mas você já vai ter uma boa base para fechar todos.

Dicas Importantes:

Tentar aprender e fazer os exercícios sozinhos. A principal meta de Cálculo, assim como Física Geral, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Calculo Numérico, dentre outras matéria, é DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO. Foi a primeira coisa que eu escutei do meu professor de Física Geral I, um japonês, velhinho porém extremamente sábio e carismático:



- Sabe o que o engenheiro faz? Ele resolve problemas! Você sabe como ele vai resolver problemas com eficiência? Com raciocínio lógico! É por isso que vocês irão aprender Física, Calculo...

Aaaah, mas eu não consegui fazer os exercícios da lista sozinho!!! Vou ir na faculdade trancar, engenharia não é para mim, buááá!

Calma! Chama a galera para estudar na biblioteca depois da aula, pergunte para aquele amigo nerd, converse com o monitor, questione o professor. Há uma gama de atitudes a se tomar e em 99,9% dos casos funciona.

Calculo é prática! Tente fazer o máximo de exercícios possíveis da lista dada pelo professor, e principalmente: Refaça os exercícios do caderno, sem ver!

Espero que este artigo tenha ajudado os leitores. Até!


3 comentários:

  1. Pó...Valeu!!!pelas dicas estou lendo muito sobre engenharia,estou decidindo que curso fazer,e como vc não levei a sério meu ensino médio mas to correndo atrás estudando muito para o vestibular e focando nas exatas que é oq vou precisar no curso
    Mas mesmo assim ainda tinha dúvidas por não ter uma facilidade fora do comum com números não sou tapada mas não sou um gênio na verdade sou mais esforçada,tipo assisto aulas no youtube,faço um milhão de exercícios até conseguir,ai minha pergunta é uma pessoa que não tem facilidade fora do comum em cálculo consegue levar bem o curso se for esforçada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá thais chaves, como vão as coisas?
      Você falou em ser esforçada. Talvez essa seja a virtude mais importante da engenharia. Muito mais importante do que ter facilidade em números. Continue assim que você vai conseguir tranquilamente. Me mantenha informado, hein! Abraço e tudo de bom :)

      Excluir